Depoimentos para Nonato Luiz

  • Querido Parceiro, Hoje, enquanto a lua branca vai "sumindo" aos pedaços sobre a construção nascia no horizonte você, este ser que ilumina não apenas o mundo, mas também o coração de todos que têm o privilégio de te conhecer e chamar de amigo. É um dia especial, pois é o dia em que o universo decidiu presentear a TERRA com a tua presença, e eu sou eternamente grato por fazer parte da sua vida que é e sempre será um verdadeiro RUBI GRENÁ. Neste dia, permita-me mergulhar no MOSAICO da nossa amizade e expressar todo o amor e carinho que tenho por ti. Desde o momento em que cruzamos nossos caminhos, percebi que havia algo mágico, FORMOSO e especial acontecendo. Com o tempo, nossa amizade floresceu e se fortaleceu, como uma semente que se transforma em uma árvore majestosa com raízes profundas e firmes, assim como as árvores de MANGABEIRA. Ao longo dos anos, compartilhamos risadas, músicas, sonhos, e conquistas. Cada momento, por qualquer que fosse, tornou-se precioso e inesquecível. Lembro-me quando cheguei em sua casa pela primeira vez me senti uma criança visitando um BAÚ DE BRINQUEDOS, você me deu um abraço, conversamos a tarde inteira sobre TANTA COISA DA VIDA e no final me presenteou com uma peça que tornou-se uma ORAÇÃO pra mim! Aquele UM DIA, UM SONHO marcou minha vida, seu gesto e suas palavras me impulsionaram a seguir em frente artistística e pessoalmente. Por isso sua amizade é um presente que eu valorizo acima de qualquer tesouro. Hoje, quando as velas do bolo forem acesas, quero que você saiba que desejo para ti tudo de mais maravilhoso que a vida possa oferecer. Que O PORTO da felicidade seja sua companheira constante assim como AFONSINA, que a saúde seja uma aliada inabalável, e que seus sonhos se realizem com brilho e sucesso. Que cada passo que você der seja revestido de esperança e otimismo, e que a sua jornada seja repleta de amor, VIOLA VIOLADA e realizações. Celebrar o seu aniversário é uma oportunidade de reafirmar o quanto você é especial para mim e para todos que te amam. Que esta data MOURISCA se repita por muitos e muitos anos. Feliz aniversário, meu querido amigo, já disse uma vez e repito: você é meu segundo pai! Conte comigo sempre aqui e ALÉM MAR. Obrigado por suas CORDAS DE LUZ e por me deixar conhecer seu VIOLÃO NA INTIMIDADE! Com todo o meu amor e gratidão, seu parceiro Yuri Eduardo. ❤️
    Yuri Eduardo
  • "Violão que orgulha meu País É o Violão com Alma e Coração Que leva ao peito grande Nonato Luiz O Lavrense de Seu Pedro, paizão pura paixão Por supremos acordes consagrado Um Mestre pelo mundo proclamado A quem abraço nesse dia de emoção É chegado o dia tão esperado e tão teu, quero pois desejar-lhe muita paz saúde e felicidades nesta data tão querida e em todos os dias de tua vida tenha um feliz e abençoado aniversário admirável jovem cidadão sou seu fã desde sempre Parabéns meu Mestre amado
    Poeta e Cordelista - Pedro Sampaio
  • Boa tarde, irmão! Que beleza! Que orgulho ter te conhecido um dia e privar de sua amizade até hoje! Sua obra e sua musicalidade me levam com facilidade às lágrimas, sobretudo ao relembrar os dias felizes de nossa juventude leve pelas ruas do Rio. Às vezes te vejo Villa Lobos, às vezes te vejo Bach, às vezes te vejo Caetano, Gonzagão, Luis Bonfá... Você é um catalisador do que há de mais autêntico na verdadeira alma musical brasileira, porém não disfarçando uma expressiva influência de Bach, mormente quando usa o contraponto dos bordões fazendo o "pedal" nas primas, coisa linda, barroca, bachiana... Suas peças lembram bourrès, alemandes, sarabandas, gigas, minuetos e courrantes, às vezes uma chaconne, as mais eruditas. Sua música tem um quê de magia, um dom espiritual de tornar feliz quem a ouve. É leve quando quer, é clássica e altamente elaborada quando quer. É alegre, mas pode ser solene, é um jingle, mas pode ser um hino. É batuque, mas também é prece, é pagã, mas também é missa, é lamento, mas também é êxtase, como a harmonia dançante do compasso ternário do alegre minueto que anuncia a alvorada ensolarada de um dia de domingo. Parabéns, mais uma vez! Fique com Deus, querido irmão!
    Francisco de Paula Villa Verde
  • Nonato Luiz tem um sentimento, tem uma intepretação divina que faz com que a gente tenha essa ideia de que ele toca mais bonito do que os outros violonistas!
    Zivaldo Maia
    Zivaldo Maia Compositor e Violonista
  • Nonato Luiz é um belíssimo talento do violão brasileiro, do qual nos orgulhamos, particularmente, nós que, como ele, somos nordestinos!
    Turíbio Santos
    Turíbio Santos Compositor e Violonista
  • Esta obra de Nonato Luiz é uma preciosa contribuição de criatividade para o repertório violonístico!
    Sebastião Tapajós
    Sebastião Tapajós Compositor e Poeta
  • Existem muitos violonistas no Brasil, mas compositores temos muito pouco. Pessoas que compõe para violão temos muito pouca gente, mas Nonato não, ele se preocupa com o lado compositor. Você vê que os concertos dele quase 90% do repertório são peças dele. Penso que o maior valor dele é esse, além de um grande instrumentista, é um grande compositor para o instrumento.
    Sardinha
    Sardinha Compositor e Violonista
  • Nonato Luiz é um dos maiores violonista do Brasil da atualidade. Meu amigo particular, gosto muito do seu trabalho. Tenho acompanhado à distância o sucesso do seu trabalho no Brasil e no exterior.
    Marco Pereira
    Marco Pereira Compositor e Violonista
  • Nonato Luiz tem a consciência de quem conhece tanto os fundamentos da música quanto a linguagem do instrumento que ele domina tão bem. São frutos de uma vasta safra, rico de sutilezas técnicas e musicais que engrandecem e embelezam o repertório do violão.
    João Pedro Borges
    João Pedro Borges
  • Nonato Luiz é um estilista e envolvente músico tanto no seu instrumento como nas suas composições. O artista Nonato é um orgulho para a família violonística deste grande Brasil.
    Henrique Annes
    Henrique Annes Compositor e Violonista
  • Dizer que Nonato é genial é uma obviedade assim brasileira. Ele é uma carga de musicalidade que eu nunca conheci em ninguém até hoje, nunca vi isso. A musicalidade e a capacidade de provocação poética das melodias de Nonato são notáveis. Grato por tudo e por ter me dado a chance de verbalizar o “Baião da Rua” sobre a melodia irresistível de “Baião Cigano”.
    Fausto Nilo
    Fausto Nilo Compositor e Poeta
  • A música de Nonato Luiz é formada por uma confluência de estilos: o brasileiro (choro, baião, minuetos, etc.) e o erudito (principalmente a música barroca). As suas composições revelam a cada nova criação uma nova forma. O seu fluxo criativo não o permite render-se a padrões preestabelecidos, está nos seus dedos e no grande espírito de brasilidade. Todo nós, violonistas, deveremos nos sentir agraciados com sua obra que preenche uma lacuna dentro do repertório violonístico brasileiro contemporâneo.
    Erisvaldo Borges
    Erisvaldo Borges Compositor e Violonista
  • Nonato Luiz é do Ceará, um Mozart, um compositor maravilhoso. Dotado de um alto grau de instrumentismo, toca muito bem e compõe maravilhosamente bem!
    Darcy Villa Verde
    Darcy Villa Verde Compositor e Violonista
  • O certo é que o Nonato Luiz conseguiu o que pouca gente consegue, ele criou um estilo próprio!
    Antônio José Forte
    Antônio José Forte Compositor e Pianista
  • Nonato Luiz tem muito do nordeste, o nordeste árabe, mas ao mesmo tempo tem a escola do erudito e também tem a informação internacional – o blues, o Paco de Lucia, Dilermando Reis – em suma: Nonato é uma mina de melodias e um dos maiores violonistas do mundo! Além disso tudo é um maravilhoso compositor e uma maravilhosa figura humana. Meu parceiro querido eu adoro a sua obra, adoro sua personalidade, adoro o disco que nós gravamos e estou sempre pensando em você.
    Abel Silva
    Abel Silva Compositor e Poeta
  • Nonato Luiz é um luxo, Nonato Luiz é um mago do violão, do som, da música e da beleza!
    Amelinha
    Amelinha Cantora
  • Salve querido parceiro Nonato Luiz, toda gratidão a você pela contribuição imensa que você como esse músico maravilhoso tem feito por nossa música brasileira diante do mundo há muitos anos, sou seu fã demais!
    Cainã Cavalcante
    Cainã Cavalcante Compositor e Violonista
  • Antes, uma palavrinha: o extraordinário violonista Nonato Luiz não é apenas um virtuose do violão erudito e popular; ele é um intérprete e compositor desses que desembarcam no planetinha em dia de alinhamento dos planetas, quando os astros se reúnem para celebrar. Nonato faz jus à grande arte, linguagem por meio da qual idiomas, fronteiras, disputas geopolíticas, discriminação de qualquer sorte, gêneros, etnia, teorias, teoremas e axiomas, ideologias, classes sociais, castas, dinheiro pouco ou muito, Flamengo ou Fluminense, tudo, enfim, que nos separa e "distingue" desaparece. Sua música nos universaliza a todos. As cordas dedilhadas por Nonato Luiz têm coluna vertebral e alma, o Nordeste brasileiro. Um dia, Alceu Valença, agraciado como vencedor "regional" de um prêmio "nacional", indagou ao nobre júri por que classificara sua música daquela forma? No país que não é nação, o que é nacional e o que é regional? Nonato, com seu violão teimoso que só ele, acha graça disso tudo e faz a mesma indagação sem palavras porque, afinal, o que dizem estas perto do idioma (a música) que todos, dos Ianomâmis aos suíços, entendemos sem frequentar escola? E, aí, nesta aldeia global, o artista cearense vai nos transcendendo, nos fazendo dar uma paradinha na vida ligeira para pensar em nada e sentir sua poesia musical, com regozijo indizível. E Nonato, este intérprete do nosso e de qualquer tempo, inclusive, vindouro, nos traz Luiz Gonzaga, o reio do baião, o sujeito que entre 1946 e 1955 vendeu quase 90 milhões de discos, recorde jamais superado (sim, nem os Beatles cometeram tamanha ousadia). Muito obrigado, Nonato, meu prêmio Nobel da música, da arte, da alegria, da beleza absoluta, da paz e do amor!
    Cristiano Romero
    Cristiano Romero Editor-Executivo e Colunista/Valor Econômico
  • Ainda me lembro da surpresa que experimentei quando, há décadas, ouvi Nonato Luiz pela primeira vez, aqui no Rio. Disse-lhe então que ele já nascia feito. Ou seja, aquele violonista cearense claro e risonho, tão jovem ainda, vinha insuflado por ventos agregadores. Numa hora, bafejavam-lhe a doçura e a brasilidade de um João Pernambuco, de um Dilermando, de um Garoto. Em outros momentos, despontavam ali ou acolá e veemência ou a paixão dos violonistas do flamenco, quando não a técnica de Turíbio. Agora – tantos discos e tantos anos depois – Nonato me deslumbra com este disco em homenagem a Humberto Teixeira e Luís Gonzaga. E faz bem colocar o nome do poeta Humberto Teixeira à frente. Cearense como ele, o “Doutor do Baião” ficou um tanto esquecido em relação a obra que ele elaborou, uma grandíssima referência de qualidade dentro da MPB. O prazer que ele expressa no rosto dele o torna realmente esse duende, esse bruxo, esse ser que é música!
    Ricardo Cravo Albin
    Ricardo Cravo Albin Historiador, Crítico Musical e Jornalista
  • É um compositor inspirado e dono de uma técnica límpida, um som quase celestial. Mas há que ressaltar uma extrema sensualidade com que tange as cordas de seu instrumento, e a reverência com que trata os compositores que homenageia em seus discos. Como é possível transportar o resfolego da sanfona do velho Luís “Lua” Gonzaga para um violão? Nonato Luiz dá resposta em seu mais novo trabalho dedicado ao velho ícone brasileiro e seus parceiros – com especial destaque para Humberto Teixeira. À belíssima sonoridade que extrai de seu instrumento, Nonato Luiz soma o intérprete sensibilíssimo e o criativo arranjador que exibe um cromatismo sonoro que, por vezes, me dá a sensação de estar ouvindo aqui em casa o fole do filho dileto de seu Januário, quando a enchi de flores para receber o “Rei do Baião” – ah! que dia lindo aquele. Gasto todos os adjetivos, sem nenhum pudor, quando falo desse grande Nonato Luiz. Mas há que ressaltar uma extrema sensualidade com que tange as cordas de seu instrumento, e a reverência com que trata os compositores que homenageia em seus discos. Nonato Luiz é um grande, eis tudo.
    Herminio Bello de Carvalho
    Herminio Bello de Carvalho Poeta
  • O violão do Nonato Luiz é, para mim, uma fonte inesgotável de emoções. A começar, é claro, pela simples virtuosidade do seu talento e técnica. Daí em diante vem tudo, paixão, delicadeza, energia, sensualidade, tristeza e, sobretudo alegria. A alegria e o prazer que ele tem e nos dá com o seu violão. Isso eu sinto em todos os seus discos, agora este me tirou o fôlego! “Benzim”, “Fogo Pagô”, “Deus Me Perdoe”, músicas de meu pai que, algumas delas, não eram gravadas há quase meio século e que mostram também o lado musical dele, ajudando a corrigir um erro comum de quem acha que ele era só (como se fosse pouco...) um grande poeta. E por falar em composição que lindo “Um Outro Baião”, homenagem de Nonato com uma pitada de “Qui Nem Jiló”, nada de amargo aí. Não sei se Nonato sabe disso, mas o disco “Baião Erudito” é um presente para todos nós e para mim em especial. Obrigada Nonato!
    Denise Dummont
    Denise Dummont
  • A música de Nonato Luiz tem algo de erudito e de popular; tem o encanto do contraponto barroco e a magia da cor nordestina; tem o espanto da harmonia moderna e a suavidade da canção. Poucos compositores têm a competência de juntar tudo isso e transformar um sentimento de vida em soluções estéticas para o violão. Felizmente, existem compositores como o Nonato Luiz, que brotou do virtuoso chão de Mangabeira, para tocar “Esse comboio de cordas que se chama o coração
    Paulo de Tarso Pardal
    Paulo de Tarso Pardal
  • A pronúncia de Nonato é límpida, a execução sempre tecnicamente impecável, com a marca do toque incisivo, veloz e prolixo.

    Mauro Dias
  • O Violão de Nonato pulsa entre o ataque sertanejo, o pique flamenco e o dengue afro, num violão de sotaque erudito.

    Tárik de Sousa
    Tárik de Sousa
  • A clareza da execução através de uma técnica justa, a facilidade em alcançar os acordes mais extensos, a rica imaginação de motivos melódicos e a brasilidade sempre presente fazem dele um modelo para os jovens.  

    José Domingos Raffaelli
  • Há 30 anos conheci um menino tímido, sua gargalhada "mozartiana" e seu violão mágico. Nunca tinha visto, assim de perto, tal fenômeno: uma fonte viva de melodias, harmonias, sensibilidade e encantamento. De lá pra cá minha admiração pela música do Nonato só faz crescer!

    Discos? Tenho praticamente todos e mais alguns (já passou dos 70 itens, entre discos de carreira, participações, e ainda interpretações alheias, em vinil ou digital). Coisa boa é ouvir o violão do Nonato! Grande músico, excelente compositor, ser humano maior!

    Abração, aqui de Lisboa.

    Alan Romero
    Alan Romero Jornalista e produtor cultural - Lisboa, Portugal
  • Ouso afirmar que Nonato Luiz, um cearense de olhos cor dos mares cearenses, sua terra, de riso franco e aberto, é um dos maiores violonistas do mundo. Guardem esse nome.

    Vai Nonato, vai ser gênio na vida...

    Ronaldo Bôscoli
    Ronaldo Bôscoli Compositor, produtor musical e jornalista
  • Nonato Luiz revela uma clara opção de brasilidade e de independência em sua forma de usar as possibilidades sonoras de seu instrumento.

    José Ramos Tinhorão
  • Ele transita pelo clássico e pelo popular da mesma maneira. É filho direto de Baden, neto de João Pernambuco, na pegada, no balance, na exploração de cada nuance do violão, com a sensibilidade do amante que conhece cada ponto da mulher.  

    Luís Nassif
  • Nonato Luiz é o que se pode chamar de músico raro. Instrumentista e compositor, Nonato faz uma ponte entre o erudito e o popular, com maestria e simplicidade. Quando executa obras de outros autores, tira delas todos os recursos que essa música possa oferecer, quer em harmonia, melodia e principalmente na clareza do som que sai das cordas do seu violão. Nonato não existe, Nonato não é desse planeta, além da figura extremamente carinhosa e musical é genial no violão e nas composições dele!
    Raimundo Fagner
    Raimundo Fagner Cantor e compositor
  • Nonato Luiz é um violonista e um compositor de fina sensibilidade capaz de criar e desenvolver temas em que o apuro técnico não exclui a beleza (rara) provinda da simplicidade. Por trás de suas atraentes melodias encontram-se sólidas e bem arquitetadas tramas composicionais, que revelam o artesão paciente, capaz de transformar as relações matemáticas dos sons em matéria de puro som. Essa música cresce em muito quando o intérprete é o próprio autor: Nonato possui um toque limpo e argênteo, tendo uma das digitações mais elegantes do atual violão brasileiro.

    Marcus Vinícius de Andrade Diretor-Artístico da Gravadora CPC-UMES
  • Recebi o disco “Ceará” – brilhante produção da Letra & Música, Henilton Meneses – e coloquei para tocar direto e com que prazer. Cada música é surpresa, mesmo as conhecidas tornam-se diferentes nas novas formas e traduções que a interpretação de sua sensibilidade traduz. Eu sempre falo que Nonato é o nosso clássico com raça, com as cores de nossa tinta nordestina de todas as cores, que em momento algum abre mão de todas as harmonias e solos. O que sua mente fértil de música imagina, os dedos hábeis e rápidos procuram e no violão realizam a espantosa criatividade que sempre é sua característica principal. Nonato é o violão, e o que toca é ELE – o veículo da sonoridade exalando em cada nota, o som – como reflete em seu rosto de menino feliz ao brincar com o instrumento, coisa rara de se ver, sentir e ouvir, em qualquer instrumentista. A felicidade de ouvir Nonato solando uma de minhas músicas me deu logo vontade de retribuir musicalmente, interpretando uma de suas músicas, que eu sei também realizadas por ele como autor.

    Ednardo Cantor e Compositor
    Ednardo Cantor e Compositor Rio de Janeiro
  • Como foi bom para os teresinenses que o violonista Nonato Luiz aprendesse o caminho de Fortaleza a Teresina para, vez por outra, desembarcar na capital piauiense com seu abençoado violão. Vê-lo tocar é um prazer redobrado pois, além de nos fazer ouvir os acordes mais criativos e perfeitos, ainda nos toca o coração quando exibe no rosto feições delicadas que lembram a de uma criança diante de um brinquedo novo.

    Tânia Martins do Jornal Meio Norte (caderno Alternativo) Teresina-Pi
  • Nonato, esse show que vc fez aqui em Linz foi a coisa mais linda que pude assistir na minha vida ( e olha que ja vi vários caras bons: Marco Pereira, Alessandro Penezzi, Mauricio Carrilho. Só Raphael Rabello que faltou, INFELIZMENTE). O seu cd choro da madeira faz parte de uma história muito bonita que vivi onde era o unico cd que tinha no carro (eu comprei ele no Rio em uma das minhas viagens de trabalho) em uma viagem de uma semana (1.700 Km) saindo do Rio passando por Sao Paulo, Minas de ponta a ponta e acabando em Vitoria! Parabéns Nonato, vc enche a gente de orgulho!

    Julio Godino Linz - Áustria
  • Nonato, gostei muito sua apresentacao aquí em Linz. Pra mim (e acho pra nós todos) foi a uma experiência excepcional. Já faz muito tempo, que ouvi o violao assím!!! Você é um representante digno do seu país e cuja grande tradicao musical. Sua maneira de tocar tem todos os ingredientes, que sao necessários para fazer uma música tao excelente! Nessas duas horas a sala em Linz foi transformada e encantada pela sua música. Muito obrigado por isso! Ainda gostei conhecer você como um homem alegre e culto e gostei tomar umas cervejinhas com você depois do concerto. Espero, que poderíamos continuar uma vez nossa conversa num qualquer lugar.

    Christian Linz -Áustria
  • Conheço o Nonato Luiz - artista pra ninguém deixar de amar e admirar, gente que a gente adora na hora que encontra, pessoa maravilhosa e feliz - ha muito tempo! desde este tempo sou sua fã! este menino, homem, músico, anjo, duende é uma bênção deste século na vida da gente. Graças a Deus ele nasceu no Brasil, bem ali, em Mangabeira-CE, no nosso nordeste cearense! Nonato, te amo! Sucesso! ... e quando vier a brasília, fale conosco, por favor! Beijos

    Izaira Brasília DF
  • Nonato é lindo !
    Ele compõe e toca como respira. Tenho certeza que ele herdou o mesmo código genético do Mozart. Para mim, que adoro Mozart, Nonato é o maior compositor da atualidade. É nossa obrigação prestigia-lo sempre, para que como Mozart, não conheça o apogeu quando for tarde demais.

    É responsabilidade de todos nós que apreciamos a boa música demonstrarmos nosso agradecimento e reconhecimento pela grande arte do Nonato de maneira prática e objetiva. Nonato vem recusando sistematicamente todos os convites para se estabelecer fora do Brasil, por que ele acredita que seu povo deve reconhecer sua arte, e ele é totalmente consciente da qualidade do seu trabalho e do seu impecável violão.

    Vamos em frente pessoal, vamos divulgar o Nonato. E apresentem suas irmãs para ele, que como o Mozart, ele também gosta muito.

    Bernardo S. Campos Rio de Janeiro RJ
  • eu Gilberto Bezerra da Rocha parabenizar pelo sucesso, ontem dia 21/10/2012 tive o prazer de lhe assistir no programa encontro marcado da tv diário. Lembrei da nossa infância, quando vc tocava violão pra os seus vizinhos da rua josé de barcelos no bairro parque araxá na década de 70... saudades!
    Gilberto Bezerra
  • É muito emocionante ver vc tocando.

    O Villa é que tinha razão, vc é o Mozart brasileiro.

    Dá orgulho ver vc.....

    Edmo fraga
    Edmo fraga
  • Foi emocionante descobrir a tua página aqui na internet e ter este espaço pequeno, mas do coração, para escrever-te. Surpreendente sua discografia, são mais de 30 CD’s, desconheço artista brasileiro compositor instrumentista que possua obra desta monta.

    Quando falamos de você aqui no Rio, sua terra também, nunca esquecemos daquele dia quando o Brasil foi penta campeão mundial e fez em comemoração um jogo aí no Ceará e na hora do início do jogo você tocou o hino do Brasil "PARA O BRASIL INTEIRO TE OUVIR NO MAIS ABSOLUTO SILENCIO", foi lindo, inesquecível e uma vitória para o violão brasileiro, dignificado alí nos seus firmes dedilhados.

    Sua alma brilhante, seu jeito de tocar inconfundível, nunca ninguém no brasil conseguiu passar tão bem para o violão o nosso folclore como vc. Parece que vc inventou o folclore, com genialidade,técnica e interpretação concisas e muita autenticidade.

    Edmo fraga
    Edmo fraga
0