Nonato Luiz

Raimundo Nonato de Oliveira – Nonato Luiz – é um renomado violonista, compositor e arranjador cearense, dono de uma obra musical com centenas de composições. Seu repertório violonístico contempla desde gêneros e estilos “universais” (valsas, choros, minuetos, prelúdios, estudos, cançôes) e estrangeiros (blues, flamenco) até os gêneros tipicamente nordestinos (baiões, xotes e frevos). Devido ao seu convívio com a música erudita, iniciado na adolescência, e sua admiração especial pela música barroca, observa-se que, além de todas as linguagens musicais citadas, muitas de suas peças guardam também fortes relações com esse universo musical. Seu primeiro álbum foi lançado em 1980 e, atualmente, sua discografia é composta por mais de 30 discos gravados. Muitos deles são autorais, onde Nonato apresenta-se como solista de suas peças. Em outros, tanto explora obras de renomados compositores, arranjando-as para o violão, quanto divide parcerias com instrumentistas ou cantores. Como concertista, possui uma carreira internacional consolidada, por apresentar-se em várias partes do mundo, principalmente pelo continente europeu, por onde excursiona todos os anos. Recepção especial ocorre em alguns países como Alemanha, França e Áustria. Neste último, apresenta-se desde 1985 no Mozarteum, sala dos grandes instrumentistas do mundo, localizada em Salzburg, terra natal de W.A. Mozart.

Origens

Nasceu no ano de 1952, em Aroeiras, um vilarejo pertencente ao município de Lavras da Mangabeira, região do Cariri, sul do estado do Ceará. Nessa localidade, em uma família de onze irmãos, se criou Raimundo Nonato de Oliveira. Seu pai, o Sr. Pedro Luiz o incentivou desde bem cedo, entre os três e quatro anos de idade, a se dedicar à música, presenteando-o com seu primeiro instrumento: o cavaquinho.
Ainda na infância em Mangabeira, Nonato manteve contato frequente com a música, tanto ouvindo rádio quanto observando os “tocadores” que apareciam por lá. Esses músicos que marcaram sua infância eram, na maioria, sanfoneiros que animavam as festas promovidas nessa localidade, num tipo de manifestação bastante típica do interior do nordeste.
Quando tinha onze anos de idade, sua família mudou-se para Fortaleza, capital do estado, lá encontrando melhores oportunidades.
Por volta dos treze anos, Nonato iniciou o estudo do violino no Conservatório Alberto Nepomuceno em Fortaleza. Lá praticou leitura e técnica do instrumento e apesar de receber orientações, ele lembra que, naquela época, já era muito intuitiva sua maneira de tocar. Desenvolveu-se rapidamente no instrumento, tanto que foi convidado pelo maestro Orlando Leitea participar da Orquestra Sinfônica Henrique Jorge. Permaneceu nela por cerca de dois anos, estudando um repertório sinfônico constituído por obras de MozartBeethoven, entre outros. Atuou nesta orquestra por uns dois anos até ver que o violão era o instrumento com o qual se identificava mais.

O encontro com o violão

Ao se decidir pelo violão, Nonato seguiu compondo para o instrumento. Algumas de suas primeiras peças seriam gravadas anos mais tarde em seu primeiro disco Terra.
No ano de 1975, Nonato fez sua primeira viagem ao sudeste e em São Paulo ganhou o 1° Prêmio de um concurso de violonistas da extinta TV Tupi, interpretando um estudo de sua autoria.
Dois anos depois, em 1977, voltou a São Paulo para participar, ainda como aluno, do Festival de Música de Campos do Jordão. Lá conheceu o renomado violonista maranhense Turíbio Santos, que Nonato considera uma pessoa de grande importância em seu início de carreira sendo que até hoje mantém amizade.
Nesse mesmo ano, ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Ceará. Cursou cerca de dois anos da faculdade, mas sentia que não era o que ele queria para si. O que realmente desejava era continuar compondo e poder divulgar suas músicas.
Em 1978, conheceu o violonista carioca Darcy Villa-Verde que estava de passagem por Fortaleza, no meio de uma longa turnê pelo Brasil. Este foi um momento crucial para a carreira de Nonato, pois foi convidado por Darcy a seguir excursionando com ele pelo resto da temporada Brasil afora, abrindo seus concertos.
Após essa turnê, que lhe rendeu grande experiência como concertista, retornou a Fortaleza. Porém, havia a necessidade de atuar em uma região que lhe desse melhor visibilidade. Estava de certa forma sendo cobrado e apoiado por muitos a transferir-se para o Rio de Janeiro. Em busca de melhores oportunidades, partiu para lá no mesmo ano, vivendo a princípio sob grandes dificuldades.
Para manter-se financeiramente e se inserir no mercado musical carioca, Nonato Luiz tocou por muito tempo nas noites da capital, atuando em diversos bares e restaurantes, como exemplo o lendário “Chico’s Bar”.
Nesse final de década, Nonato já se encontrava bastante atuante no Rio de Janeiro, acompanhando artistas, participando de rodas de Choro e inclusive ministrando aulas particulares de violão para complementar sua renda. Só que começava a sentir necessidade de gravar um disco com suas próprias composições, já que possuía um bom número delas, prontas para serem levadas a estúdio.

Nonato Luiz através de seus discos

A partir do momento em que gravou seu primeiro disco, Nonato não mais parou de lançar trabalhos, possuindo atualmente uma média de lançamento de mais de um disco por ano.

Seu primeiro registro deu-se em 1979 quando Nonato participou do disco Violão de Ouro, lançado pela Som Livre. O projeto foi fruto de um festival de violão de mesmo nome, no qual Nonato participara no ano anterior. Entre muitos violonistas que gravaram para esse álbum, é ele quem abre o disco com duas de suas composições: “Micheline” e “Allegro Concertante”.

Mas seu primeiro trabalho solo, o LP Terra, é lançado em 1980 pela CBS (atual Sony Music). É um disco essencialmente violonístico, mas nele há as participações de Fagner e João Donato. Importante lembrar que alguns dos clássicos do compositor já se encontram neste disco, como "Mosaico", "Reflexões Nordestinas", "Choro Acadêmico" entre outras.

O segundo trabalho de Nonato Luiz, Diálogo, foi feito em parceria com o violonista francês Pedro Soler. O LP, também lançado pela CBS, foi gravado no ano de 1982 ao vivo na Sala Cecília Meireles no Rio. Nesse trabalho, os dois violonistas fundem a linguagem do flamenco com a da música brasileira.
Como foi dito, Nonato atuou por um bom tempo nas “noites cariocas”, tocando em bares e restaurantes da capital de forma solo ou acompanhando cantores.

No Chico’s Bar foi em certa ocasião assistido por um produtor musical sul-africano que, admirado com seu estilo, o convidou imediatamente para ir a Johannesburgo, África do Sul, gravar um disco. Aceitando imediatamente Nonato viaja para o país e grava em 1984 o álbum intitulado Nonato Luiz, pelo selo S.A.B.C.

Nos anos de 1984-85, Nonato morou na França. Em 1985, realizou sua primeira turnê europeia, tocando por países como Itália, França e Áustria. Nessa primeira temporada conheceu a empresária de Pedro Soler, a austríaca Rita Armstorfer. Desde então, ela é sua empresária na Europa, e até hoje promove anualmente uma turnê, em que Nonato se apresenta por todo o continente.
Logo em seguida, retornou ao Brasil, e participou de discos e shows de diversos artistas da Música Popular Brasileira, entre eles Fagner, Nara LeãoChico Buarque e Luiz Gonzaga.

No ano de 1988, lançou dois discos, o primeiro, Guitarra Brasileira traz composições próprias e no segundo, Fé Cega, Nonato faz uma “leitura violonística” de canções de Milton Nascimento. Posteriormente, em 1991, esse mesmo álbum foi relançado sob o nome Milton Nascimento by Nonato Luiz com adição de faixas.

O LP Mosaico foi gravado na Alemanha em 1989, no período em que realizava outra temporada européia, passando por Áustria, Alemanha, Itália e França.
No ano de 1991 realizou diversos trabalhos. Uma nova turnê pela Europa e a gravação do disco Retrato do Brasil, em Colônia – Alemanha e lançado primeiramente apenas na Europa. Também neste ano gravou Gosto de Brasil em trio com o baixista Luiz Alves e com o percussionista Djalma Corrêa.

A parceria seguinte foi com o pianista mineiro Túlio Mourão, gravando em 1992 o álbum Carioca. Esse trabalho apresenta, em duo violão-piano, composições de ambos como "Teia de Renda" e "Uma Vez Romance", de Túlio Mourão e "Mangabeira" e "Carioca", dois dos choros mais conhecidos de Nonato. Foi distribuído nos Estados Unidos pela Millestones, uma das mais importantes gravadoras americanas de Jazz.

Seguiu no ano seguinte com o álbum Reflexões Nordestinas, produzido pelo próprio compositor e lançado pelo selo Brazilian Touch Records. Contendo somente composições próprias, o disco foi posteriormente relançado duas vezes. Na terceira, em produção independente, inclui novas gravações de peças já conhecidas e algumas inéditas, como o choro "Rio Reno".

No próximo trabalho, Nonato Luiz homenageia um dos maiores símbolos da cultura nordestina: Luiz Gonzaga. Assim, em 1994 grava Nonato Luiz interpreta
Luiz Gonzaga
, produzido porRaimundo Fagner e Robertinho do Recife. Com arranjos para violãopercussão e acordeom, o disco explora parte da obra de Gonzaga como "Xote da Meninas", "Estrada de Canindé" e "Sabiá", entre outras.

Ainda em 1996, lança pelo selo CID Violão em Serenata, considerado como um dos mais aclamados discos da carreira de Nonato Luiz onde apresenta adaptações para violão de obras do cancioneiro popular como "A deusa da minha rua", "Ontem ao luar", "Valsinha", não deixando de também conter peças autorais.

O ano de 1999 foi bastante significativo para a discografia do compositor por terem sido lançados três discos e ainda pelo relançamento Mosaico.

O primeiro, Os Bambas do Violão, é uma coletânea lançada pela Kuarup em 1999, que reúne alguns dos maiores nomes do violão brasileiro.
No segundo trabalho, Nonato Luiz dedica um disco exclusivamente ao Choro. Esse trabalho chama-se O Choro da Madeira, e nele o violonista apresenta quinze choros, sendo nove de sua autoria e o restante de outros compositores.

No período de promoção do disco, Nonato Luiz realizou uma apresentação no Rio de Janeiro e lá ocorreu um fato marcante: Antes do show, no momento da passagem do som, surgiuBaden Powell, que ao ver Nonato tocando se encantou e foi ao seu encontro dizendo “Aqui está meu sucessor!” Para Nonato, foi uma honra enorme, pois Baden Powell sempre foi seu violonista preferido.

Ainda em 1999, Nonato realiza uma tarefa inusitada: traduzir para a linguagem do violão, alguns clássicos dos Beatles. Esse trabalho, intulado Nonato Luiz toca Beatles, é provavelmente, um dos mais conhecidos de sua carreira, sendo bastante respeitadas no mundo todo suas interpretações para "Let It Be", "Michele" e "Yesterday".

Outra faceta que Nonato Luiz apresenta é a de compositor de canções, feitas em parceria com alguns poetas. De suas composições conhecidas temos "Quixeramobim" e "Baião de Rua" (ambas com letras de Fausto Nilo), bastante conhecidas na voz de cantores como Fagner. Em 2000, lança com o poeta carioca Abel Silva, o disco Baú de Brinquedos, no qual o poeta canta e Nonato acompanha ao violão, canções exclusivamente feitas nesta parceria.

No mesmo ano se une ao cantor pernambucano Fernando Rocha para gravar Palavra Nordestina, em que Nonato acompanha ao violão a voz aveludada e encorpada de Fernando, com temas do cancioneiro nordestino. Ainda neste ano, foi lançado o livro Dez Choros, caderno de partituras de choros de Nonato, editado pela Oficina da Palavra de Teresina-PI.

O disco Ceará, de 2001, soa como uma homenagem e ao mesmo tempo, como um proposta de revalorização dos compositores cearenses. Nele, o violonista faz sua leitura das músicas de Alberto NepomucenoFrancisco SoaresEdnardoBelchiorZivaldoCirino entre outros, além de incluir duas composições próprias, o choro Melancólica e Valsa Latina.

O disco Canções, de 2003 foi um projeto em que Nonato teve suas canções interpretadas por grandes nomes da música brasileira como Fagner, Geraldo AzevedoPaulinho Pedra Azul,BelchiorEdnardo além de outros.

Com Baião Erudito. A música de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, em 2004, o violonista realiza outra homenagem à música nordestina num disco bastante elogiado. A grande aceitação se deve principalmente, aos arranjos para violão de clássicos dessa dupla de compositores nordestinos como em "Vem Morena" e "Adeus Maria Fulô". Posteriormente, foi lançado um livro com as partituras dos arranjos para violão desse disco, chamado Baião Erudito.

No mesmo ano, o violonista grava novamente um disco só com choros. Choro em Sonata é o nome do álbum onde todas as peças são de autoria de Nonato Luiz. Algumas faixas são inéditas como "Choro Antigo", "Choro da Madeira n°2", "Choro em Sonata", e "Afonsina", (esta última, em homenagem à sua esposa), e outras são regravações com novas interpretações, sendo que algumas apresentam a inserção de novos elementos. Isso demonstra que o compositor está sempre “recompondo” suas próprias músicas.

O próximo disco, Nonato Luiz e Antônio José Forte, é lançado também em 2004, novamente em duo violão-piano. Nesse álbum são apresentadas composições de ambos e arranjos de clássicos da música brasileira.

Em 2006, foi agraciado com a Medalha da Abolição pelo então Governador do Estado do Ceará, Lúcio Alcântara, em reconhecimento a importância de seu trabalho musical como violonista, compositor, arranjador e divulgador do violão brasileiro aqui e no exterior.


Do último disco gravado até o próximo em 2009, houve um hiato de cinco anos. Durante esse período, Nonato manteve-se viajando, lançando livros de partituras, fazendo shows pelo Brasil, Europa, Estados Unidos. Em 2005, lecionou na Universidade da Flórida/EUA e em 2007 se apresentou na Coréia do Sul em um festival de violão. Também realizou o lançamento de Suíte Sexta em Ré para Guitarra, livro de partituras editado pela Henry Lemoine, uma importante editora musical francesa.

Em fevereiro de 2008, ministrou no Festival Internacional de Violão do Piauí, a palestra Os procedimentos Composicionais de Nonato Luiz, em que expôs parte de seu método criativo. Em julho, excursionou em turnê pelos Estados Unidos.
Em 2009 o violonista entrou por três vezes em estúdio, gravando dois discos em duo e um solo. As parcerias foram com Túlio Mourão, no disco Mangabeira, e com o acordeonista Adelson Viana no álbum intitulado Dobrado.

Em trabalho solo registrou Estudos, Peças e Arranjos, um disco que traz seis estudos, dois arranjos além de outras peças autorais em variados estilos entre eles frevo, choro, valsas, sendo quase todas inéditas e algumas compostas recentemente, lançado no ano de 2010 conjuntamente com  um livro de partituras contendo todas as músicas do disco. Em 2011, Nonato Luiz, gravou o DVD Estudos, Peças e Arranjos, com base no CD do mesmo nome.

De 4 a 21 de janeiro de 2012, integrou o corpo docente do 34º CIVEBRA – Curso Internacional de Verão de Brasília do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, realizado pela Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Em maio de 2012, gravou o DVD Nonato Luiz violão - guitar 35 anos, onde junto com seu público que lotou as dependências do Teatro José de Alencar em Fortaleza no estado do Ceará, comemorou em grande estilo seus 35 anos de carreira. No palco, a presença de talentosos músicos e compositores amigos, que ao seu lado, interpretaram suas mais importantes composições. O repertório escolhido, foi fruto de uma pesquisa feita junto aos que conhecem sua obra.
O trabalho recém-chegado ao mercado, contém ainda depoimentos de amigos, familiares e grandes nomes da musica brasileira.

Como convidado especial, Nonato Luiz se apresentou no Cine Teatro Cuiabá, junto com a Orquesta do estado do Matro Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, encerrando a Temporada Oficial de Concertos de 2012 naquele estado. Na apresentação, o violonista apresentou suas composições e homenageou o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Ao lado de grandes nomes do violão brasileiro, Nonato Luiz se apresentou em janeiro de 2013, no Jubileu das Cordas, a convite do violonista pernambucano Henrique Annes, que comemorava 50 anos de carreira. O evento foi realizado no Teatro Boa Vista na cidade do Recife/PE e Nonato Luiz,foi um dos mais aplaudidos. Ainda em janeiro, participou da homenagem a Luiz Gonzaga, no Anfiteatro Dragão do Mar, em Fortaleza/CE, ocasião em que foi gravado um DVD.

Em março de 2013, participou do 1° Festival Fortaleza Instrumental no Theatro José de Alencar, também em Fortaleza/CE.

Em meados de abril do mesmo ano, fez participação especial na gravação do DVD de comemoração de 10 anos de carreira do pianista Felipe Adjafre.

No dia 16 de maio de 2013 Nonato Luiz realizou brilhante concerto no Espaço Brasil em Lisboa dentro da programação do Ano do Brasil em Portugal onde foi muito aplaudido.

Em 2014, Nonato Luiz lança pela primeira vez um álbum com canções natalinas, com o título Natal Feliz com Nonato Luiz, com arranjos e adaptações para o violão, elaboradas pelo próprio violonista. Destaque para Ave Maria, Natal Feliz e Pequena Canção de Natal composições de sua autoria.

Todo este percurso, traçado pelo violonista, projeta a imagem de um artista que alcançou seu patamar unicamente por meio de sua arte e seu carisma. Sem nenhum auxílio governamental ou da mídia “massiva”, Nonato Luiz segue, com seu inseparável violão,  carregando a bandeira da música brasileira e nordestina, ao mesmo tempo em que produz uma arte de dimensões universais.
 



Nonato Luiz

Raimundo Nonato de Oliveira – Nonato Luiz – is a well-known guitar player, composer and arranger from Northeastern, Brazil. He has written hundreds of pieces for guitar. His repertoire comprises universal genres (such as waltz, choro, minuet, prelude, etude and songs), foreign styles (like blues, flamenco) and Brazilian folk music (baião, xote and frevo). Thanks to his academic background and his familiarity with baroque music, his music bears the mark of the classical environment and popular tradition alike.

His first album was recorded in 1980. Today his discography includes over 30 titles. In most of them Nonato Luiz plays his own guitar solo pieces, but he has made guitar arrangements of well-known composer’s works and partnered with singers and other musicians.

Nonato Luiz has had a brilliant international carreer as a guitar player and composer, giving concerts all over the world, particularly in Europe where he performs at least once a year. He is highly acclaimed in countries like Germany, France and Austria. In the latter, he has since 1985 performed at the famous Mozarteum, in Salzburg, Mozart’s home town.

Nonato Luiz was born in 1952 in Aroeiras, a village near Lavras da Mangabeira, in Cariri, a region in Southern Ceará. There he was raised in a family of 11 brothers and sisters. Pedro Luiz, his father, encouraged him to learn to play since his early childhood. When Nonato Luiz was 4, his father gave him his very first instrument: a cavaquinho. As a child in Mangabeira, Nonato Luiz grew up surrounded by music, both listening to the radio and to the rhapsodic poets of the backlands of the 1950s. These local musicians left a profound impression on his young soul. Most of them were accordion players who performed the immensely popular dance parties (forrós) of Northeastern, Brazil.

When he was 11 years old, his family moved to Fortaleza, capital of Ceará, in search of better opportunities. He started studying violin at Alberto Nepomuceno Conservatoire, and learned to read scores. Although he already played the instrument rather intuitively, he learned quickly and was invited by maestro Orlando Leite to join the Henrique Jorge Simphonic Orchestra. He was a member of the orchestra for two years, studying and playing Beethoven, Mozart and many others. But he eventually realized that the guitar was his favourite instrument.

Having chosen the guitar as his main instrument, Nonato Luiz continued to write music for it. Some of these first pieces would be recorded afterwards on his first album, Terra.

In 1975, already a composer, Nonato Luiz won first prize in a guitar contest held by TV Tupi in São Paulo. Terra included guest appearances by Fagner and João Donato. He also recorded an album with the flamenco guitarist Pedro Soler. The same year, he recorded a tribute to Pablo Picasso with Mercedes Sosa, Paco de Lucia, and Rafael Alberti.

In 1984, Nonato Luiz recorded in Johannesburg, South Africa, for the label SABC. The following year, he performed in Italy, France and Austria, playing for the first time at the fabled Mozarteum in Salzburg. In Paris he recorded the album Guitarra Brasileira, featuring his own compositions. Upon his return to Brazil, Nonato Luiz participated in recordings and shows with Chico Buarque, Fagner, Nara Leão, and Luiz Gonzaga.

In 1988, Nonato Luiz released the album Fé Cega, a tribute to the great composer Milton Nascimento, and a great career move. In 1991, the album gained more tracks and was rereleased on CD by Caju Music, with the new title Nonato Luiz toca Milton Nascimento.

In 1989 Nonato Luiz returned to Europe, where performances in Austria, Italy, France and Germany confirmed his growing international prestige. The following year, he recorded the album Gosto de Brasil (Caju Music) with percussionist Djalma Corrêa and bassist Luiz Alves.

1991 was a busy year. Nonato Luiz embarked on another European tour in Austria, Switzerland, Italy and Germany, and recorded the album Retrato do Brasil, which was worldwide distributed by Otto. He also gave shows at Sala Cecília Meireles in Rio de Janeiro, toured Brazil with Fagner, and toured northern and northeastern Brazil solo. In addition, he released the album Carioca with pianist Túlio Mourão and gave a highly acclaimed performance at the Free Jazz Festival.

In 1992, following his customary European tour, Nonato Luiz gave a series of UNESCO-sponsored concerts at the Salle de Cinéma in Paris, where he also recorded Terra à Vista, which was the official theme of ECO 92. The next year, Nonato Luiz toured five European countries: Germany, Austria, Italy, Switzerland and Spain.

In 1994, paying tribute to the greatest icon of Northeast Brazilian music, Nonato Luiz released the CD Nonato Luiz Interpreta Luiz Gonzaga.

In 1996, he released one of the most praised albums of his career, Violão em Serenata (CID). Continuing his work of preservation and study of Brazilian rhythms, Nonato Luiz released in album dedicated to choro in 1999 intitled Choro da Madeira (CPC-UMES), showcasing Nonato Luiz's virtuosity on the guitar.

In 2000, the artist revealed a new facet of his musical genius, releasing a tribute to the greatest rock group of all times: Nonato Luiz Toca the Beatles (Kuarup). In May 2005, he was a visiting artist at the University of Florida's Brazilian Music Institute, directing a workshop and giving a concert. The same year he represented Brazil at the Brazilian Year in France. The following year he was a panelist and performer at the Second National Guitar Festival in Teresina, another capital state in Northeastern Brazil.

In 2006, Nonato Luiz was honored with the Abolition Medal (Medalha da Abolição) by the then governor of the State of Ceará, Lúcio Alcântara.

In September 2007, Nonato Luiz represented Brazil at two festivals of guitar virtuosos held in France and South Korea.

In February 2008, he appeared at the 9th Festival of Jazz & Blues in Guaramiranga, Ceará. He also participated as performer, jury member and panelist at the 4th National Guitar Festival in Piauí. In April, he performed at Oval Europark, in Salzburg, Austria.

In 2009 the guitarist came back to the studio three times, recording two albums (a duo and a solo), partnering with Tulio Mourão, (Mangabeira) and the accordionist Adelson Viana (Dobrado).

Subsequently Nonato Luiz recorded the solo album Estudos, Peças e Arranjos, featuring six studies, two arrangements and other parts in varied styles, including frevo, choro and waltz, almost all unreleased and some recently composed, launched in 2010 jointly with a music book containing all the songs on the album. In 2011, Nonato Luiz recorded a DVD named Estudos, Peças e Arranjos, based on the CD with the same name.

From January the 4th until January the 21 st , 2012, Nonato Luiz integrated a group of teachers of the 34th CIVEBRA - International Summer Course of Brasília's Professional Education Center School of Music of Brasilia, organized by the Department of Education and Department of Culture of the Federal District (Brasília).

In May 2012, he recorded the DVD Nonato Luiz 35 years violão - guitar, at José de Alencar Theater in Fortaleza, celebrating hist 35 th anniversary along with an enraptured audience. He was accompanied by a circle of friends - talented musicians and composers – interpreting his most important compositions. The repertoire was chosen by his admirers.

The DVD also contains testimonials from friends, family and great names from the scene of Brazilian music.

As a special guest, Nonato Luiz performed at Cine Teatro Cuiabá, together with the orchestra of Mato Grosso, conducted by Leandro Carvalho, ending the 2012 Official Concert Season in that state. During the presentation, Nonato Luiz presented his compositions and paid tribute to the King of Baião, Luiz Gonzaga.

Together with great Brazilian guitarists, Nonato Luiz performed at the Jubileu das Cordas (Jubilee of Strings) in January 2013, invited by Henrique Annes, a guitarist from Pernambuco, who was celebrating 50 years of career. The event was in Recife, Pernambuco, and Nonato Luiz was one of the most applauded performer. Also in January, Nonato Luiz joined in the tribute to Luiz Gonzaga, as part of the centenary celebrations of the King of Baião. At the Amphitheatre of Dragão do Mar in Fortaleza, Ceará, and a DVD was recorded.

In March 2013, he performed at the 1st Festival Fortaleza Instrumental at José de Alencar Theater.

In April of the same year, he was a guest performer on a DVD, which celebrated 10 years of career of the pianist Felipe Adjafre.

On May 16, 2013 Nonato Luiz gave a splendid concert at the Brazil Space in Lisbon, as part of the Year of Brazil in Portugal.

In 2014, Nonato Luiz recorded his first album of Christmas songs, entitled Merry Christmas with Nonato Luiz, with arrangements he wrote for guitar. This album includes some pieces he arranged, such as Ave Maria, Natal Feliz and Pequena Canção de Natal.

Today, Nonato Luiz is one of the most cherished Brazilian instrumentalists on the European circuit. His compositions have been recorded by guitarists from Brazil, the Czech Republic, the United States, England, China, Argentina, Germany, Austria, and France, among others. A score book of his compositions titled Suíte Sexta em Ré Para Guitarrra was published by Henry Lemoine in Paris. Nonato Luiz is an alchemist of music, mixing and distilling disparate popular and classical elements - from forró to jazz, from bossa nova to blues, from baião to baroque - while remaining true to his northeastern roots.

Nonato Luiz's art is a ripe fruit of a long and fascinating musical epic. Without support from the government and the mass media, he marches ahead with his head and standart held high, conferring a truly universal dimension to the Northeast Brazilian musical treasury.

Discografia

  • 1980 - Terra
  • 1982 - Diálogo [com Pedro Soler]
  • 1983 - Johannesburgo
  • 1985 - Violão Brasileiro
  • 1987 - Guitarra Brasileira
  • 1990 - Fé Cega - Nonato Luiz Toca Milton Nascimento
  • 1991 - Gosto de Brasil [com Luiz Alves e Djalma Corrêa]
  • 1992 - Carioca [com Túlio Mourão]
  • 1993 - Reflexões Nordestinas
  • 1994 - Nonato Luiz Interpreta Luiz Gonzaga
  • 1996 - Violão em Serenata
  • 1996 - Nave do Futuro [com Alex Holanda]
  • 1996 - Filhos do Solo [com Manassés e Waldonys]
  • 1997 - Reflexões Nordestinas
  • 1999 - Mosaico
  • 1999 - O Choro da Madeira
  • 1999 - Retrato do Brasil
  • 1999 - Nonato Toca Beatles
  • 2000 - Baú de Brinquedos [com Abel Silva]
  • 2000 - Palavra Nordestina [com Fernando Rocha]
  • 2001 - Ceará
  • 2003 - Canções
  • 2003 - Nordeste Ao Vivo no Mistura Fina [com Fernando Rocha]
  • 2004 - Choro em Sonata
  • 2004 - Nonato Luiz & Antônio José Forte
  • 2004 - Baião Erudito
  • 2009 - Mangabeira [com Túlio Mourão]
  • 2009 - Dobrado [com Adelson Viana]
  • 2010 - Estudos, Peças e Arranjos
  • 2011 – DVD Estudos, Peças e Arranjos
  • 2012 – DVD Nonato Luiz - violão (guitar) 35 anos
  • 2014 - Natal Feliz com Nonato Luiz
 
  Nonato Luiz: nonato@nonatoluiz.com.br Forma Criativa